O que é Fisioterapia Neurológica?

julho 08, 2022

O que é Fisioterapia Neurológica?

Fisioterapia Neurológica é uma área específica da Fisioterapia, que tem foco em pessoas afetadas por doenças neurológicas ou lesões na medula espinhal. É reconhecida pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) desde 1988 e trabalha com técnicas e tratamentos para recuperação dos pacientes.

O fisioterapeuta neurológico, então, atua em todas as condições que tenham disfunções no cérebro, tronco encefálico, medula espinhal, nervos periféricos e junções neuromusculares. Alguns exemplos são:
Alzheimer;
AVC (Acidente Vascular Cerebral);
Parkinson;
hidrocefalia;
derrame cerebral;
esclerose múltipla;
traumatismo cranioencefálico;
síndrome de Down;
paraplegia;
tetraplegia.
Qual é a sua importância?
Pessoas com algumas dessas condições costumam sofrer impactos negativos em vários aspectos da vida, como o social, o pessoal e o profissional. Isso se torna angustiante não apenas ao indivíduo, como também aos familiares, que precisam reorganizar a rotina e se responsabilizarem por alguém.
O objetivo do fisioterapeuta neurológico é propiciar a todos — paciente e família — uma vida com mais autonomia e bem-estar, já que busca desenvolver o máximo de funcionalidade e independência da pessoa afetada. A partir disso, o paciente readquire sua identidade e tem mais possibilidade de ser reinserido na sociedade.
Além do mais, esse trabalho costuma durar meses ou anos. Acompanhar toda a trajetória de recuperação de alguém tende a ser gratificante ao fisioterapeuta e o faz crescer profissional e pessoalmente.
Como é o dia a dia de um fisioterapeuta neurológico?
O dia a dia desse profissional é de bastante trabalho, mas tudo depende do local no qual ele atua. Geralmente, no período de residência e nos primeiros anos depois de formado, a atuação ocorre em hospitais (UTI, pronto-socorro, enfermaria), o que é sinônimo de rotina puxada. Além da demanda grande, os pacientes são, muitas vezes, agudos, isso é, acabaram de sofrer alguma lesão no sistema nervoso.
Com o passar dos anos, o profissional começa a ganhar experiência e reconhecimento e consegue mais liberdade para escolher como atuará. Alguns se apaixonam pela rotina hospitalar e não abrem mão dela. Outros, no entanto, preferem seguir uma carreira mais autônoma e passam a fazer atendimentos homecare.
Nessa opção, o dia a dia costuma ser mais tranquilo, já que o fisioterapeuta faz seu próprio horário. Além disso, tem mais liberdade para definir seus ganhos. Os pacientes, aqui, também costumam ser diferentes. Muitas vezes, já receberam há um tempo o diagnóstico da doença, e o familiar procura alguém que possa ajudar na sua recuperação. O trabalho, assim, costuma ter bastante envolvimento de todos que moram junto deles.
Devido às características da Fisioterapia Neurológica, o profissional precisa contar com algumas habilidades importantes. Empatia e paciência, por exemplo, devem ser constantes, pois ele lidará com pessoas conscientes de suas limitações. É comum que tenham angústias ou se comportem de maneira agressiva em determinadas situações. A atuação conjunta de um psicólogo, nesses casos, é habitual.
Micheli Fisioterapeuta
Fisioterapeuta

Fisioterapeuta/ registro 270897- F


O fisioterapeuta neurológico também precisa investir, constantemente, em estudos. Participar de congressos e seguir com outras especializações, mestrado e doutorado é fundamental para manter-se atualizado e ser um profissional relevante.


You Might Also Like

0 Comments

Estamos aqui para te ajudar

Subscribe Us